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Licenciamento
Ambiental - Canalização - Como Requerer (RS)
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pagina
inicial->licenciamento->rio
grande do sul->canalização
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Instruções
para Solicitação de Documentos
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
1). Requerimento para solicitação de documentos na FEPAM (clique
para ver modelo)
2. Cópia do cartão ou Carimbo do CNPJ (CGC) ou Cópia do CPF/CIC
Obs.: se ainda não possuir o referido cartão, encaminhar cópia ou carimbo
do CNPJ ou CPF/CIC do empreendedor responsável.
3.Cópia da última licença ambiental conforme expresso na licença
anterior, se houver.
4.Formulário específico preenchido ou projetos, estudos etc. apresentados
de acordo com normas, roteiros, termos de referência ou instruções técnicas,
acompanhados da documentação solicitada nos mesmos.
Obs.: toda a documentação, incluindo formulário específico de
licenciamento ambiental, Termo de Referência, Estudo de Impacto Ambiental
– Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA
, deverá ser anexada ao respectivo processo administrativo do
licenciamento. (Formulários - Canalização)
5.Comprovante original e cópia do comprovante de pagamento referente ao
tipo de documento solicitado. Emita o
-
PROCEDIMENTOS:
1. Obtenção dos modelos de documentação a serem apresentados – O
requerente poderá obter os modelos, pessoalmente, no 5º ANDAR – GUICHÊ
DA SALA 501 B, ou solicitar o envio destes pelo correio, pelo telefone (51)
3225-1588 ramal 254.
2.Informações sobre o preenchimento dos formulários – Os formulários
específicos preenchidos e os projetos, estudos e outras documentações
solicitadas, deverão ser apresentados conforme as informações técnicas
necessárias e por profissional habilitado da própria empresa, ou por
terceiros contratados, no caso da empresa não possuir profissional na área
técnica requerida.
A apresentação desta documentação técnica inicial é obrigatória,
mesmo para o caso de empreendimentos sujeitos a EIA/RIMA,
ressaltando-se que, neste caso, o mesmo poderá ser acompanhado de proposta
de Termo de Referência.
Quaisquer dúvidas quanto ao preenchimento destes formulários ou à
apresentação dos projetos, estudos ou outras documentações solicitadas,
podem ser esclarecidas junto aos setores competentes com prévio agendamento,
na CENTRAL DE ATENDIMENTO – RECEPÇÃO DO 5º ANDAR, ou pelos seus
respectivos ramais, 251 ou 223.
3. Informações sobre os custos dos documentos solicitados – As
informações quanto a estes custos podem ser obtidas na DIVISÃO DE
ARRECADAÇÃO - 5º ANDAR – SALA 514, pelos ramais 247 ou 282 ou ainda
pelo fone (0XX 51) 3212-4190. Poderá haver necessidade de complementação
do pagamento inicial efetuado, nos seguintes casos:
· licenciamento onde é necessária a apresentação de Estudo de Impacto
Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
os custos de licenciamento serão duplicados.
·solicitação de declaração de isenção, considerada improcedente pela
avaliação técnica - os custos serão estabelecidos conforme o tipo de
licenciamento em que se enquadrar.
·solicitação de licenciamento equivocada por parte do requerente: os
custos serão estabelecidos conforme o tipo de licenciamento em que se
enquadrar.
Em todos os casos, o documento para complementação do pagamento inicial
será enviado posteriormente.
4. Pagamento dos custos para obtenção dos documentos solicitados
– O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, através
de bloqueto bancário, fornecido diretamente pela DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO
ou por solicitação de envio do mesmo pelo correio, através de contato
pelos ramais 247 ou 282, ou ainda pelo fone (0XX 51) 3212-4190. No caso de
Renovação de Licença, a DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO enviará,
antecipadamente, o documento de cobrança eletrônica, emitido pelo BANCO DO
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BANRISUL, ao empreendedor, contendo os dados
de identificação do empreendimento.
Nos locais inacessíveis para a entrega de correspondência, o requerente
deverá solicitar à referida DIVISÃO, orientação quanto à forma de
obtenção dos documentos de cobrança
Obs.: não serão aceitos depósitos diretos ou via DOC na conta da Fepam
5. Encaminhamento da documentação:
5.1- Para solicitação de primeiro documento, de Autorização ou
Declaração
A documentação necessária devidamente preenchida e na ordem descrita
em DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, exceto item nº 3, poderá ser entregue
diretamente no 5º ANDAR - GUICHÊ DA SALA 501 B, ou ser encaminhada pelo
correio, com destinatário identificado como FEPAM/TRIAGEM. (Rua Carlos
Chagas, 55 – Centro)
A documentação recebida passará por uma triagem, sendo encaminhada para
abertura de processo administrativo, quando estiver completa. Caso seja
considerada incompleta, será devolvida ao requerente.
Na devolução, o requerente receberá formulário com indicação dos itens
faltantes, acompanhado dos modelos de documentação a serem apresentados ou
o bloqueto bancário referente ao tipo de documento solicitado, se for o
caso.
A abertura de processo administrativo, quando a documentação for recebida
pelo correio, será realizada no prazo máximo de cinco dias úteis,
contados a partir da data de recebimento.
O cartão de protocolo será entregue em mãos ou quando solicitado, enviado
pelo correio.
5.2- Para renovação ou solicitação subseqüente de documento
licenciatório
a documentação necessária devidamente preenchida e na ordem descrita
no item DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, incluindo a apresentação do item nº
3, acompanhado da documentação exigida no documento licenciatório
anterior, poderá ser entregue diretamente no 5º ANDAR - GUICHÊ DA SALA
501 B (Sede da fepam- Rua Carlos Chagas, 55- Centro), ou ser encaminhada
pelo correio, com destinatário identificado como FEPAM/TRIAGEM.
A documentação recebida passará por uma triagem, sendo encaminhada para
abertura de processo administrativo, quando estiver completa.
Caso seja considerada incompleta, será devolvida ao requerente.
Na devolução, o requerente receberá formulário com indicação dos itens
faltantes, acompanhado dos modelos de documentação a serem apresentados ou
o bloqueto bancário referente ao tipo de documento solicitado, se for o
caso.
A abertura de processo administrativo, quando a documentação for recebida
pelo correio, será realizada no prazo máximo de 5(cinco) dias úteis,
contados a partir da data de recebimento.
O cartão de protocolo será entregue em mãos ou quando solicitado, enviado
pelo correio.
5.3- Para solicitação de documento licenciatório de empreendimentos
sujeitos a apresentação de EIA/RIMA
– Após a análise da documentação inicial, a FEPAM encaminhará
solicitação de apresentação de Termo de Referência para o
desenvolvimento dos estudos.
Quando da aprovação do Termo de Referência será solicitada a apresentação
do EIA/RIMA e da cópia do edital publicado na imprensa.
6. Andamento dos processos
Após o protocolo da documentação, o andamento do processo poderá ser
acompanhado, diretamente no SERVIÇO DE PROTOCOLO – 5º ANDAR – SALA 501
ou pelos seus respectivos ramais, 225 ou 252. Quaisquer esclarecimentos
adicionais referentes a consultas técnicas, podem ser obtidos mediante prévio
agendamento, a partir de 10 (dez) dias úteis, a contar da data de
protocolo, com os setores competentes, na CENTRAL DE ATENDIMENTO,
pessoalmente ou pelos seus ramais, 251 ou 223.
7. Retirada dos documentos solicitados
Após concluída a tramitação do processo, os documentos solicitados serão
enviados pelo correio para o endereço de correspondência determinado pelo
empreendedor. Se previamente acertado, poderão ser retirados no 5º ANDAR -
GUICHÊ DA SALA 501 B, por representante da empresa, procurador legal, ou
pessoa autorizada através de autorização por escrito da empresa, munida
de documento de identidade.
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Fone:
Brasil: (0xx35) 3591-4701
Outros
Países: +55 (35) 3591-4701
Rua
Dr. Pedro Paulino da Costa, n.º 172-A
Monte Santo de Minas - MG
37958-000
BRASIL
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