ENGENHARIA

            &

   PROJETOS

fone

brasil:

(0xx35) 3591-4701

outros países:

+55(35)3591-4701

Av. Dr. Aristides Cunha, 271-A

cep-37958-000

Monte Sto. Minas

Minas Gerais

Brasil

 

HOME

ATIVIDADES

EQUIPE

OFERTA DA SEMANA

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

 Processo Anaeróbio

  -ETE's por padrão população

ETE's - PROJETOS

   Laticínios

   Frigoríficos/Abat

   Industria Charque

   Abatedouro Aves   

   Ind. Farinha Mandioca

   Esgotos Sanitários

ETE's - CONCLUÍDAS

  Efluentes Domésticos

  Efluentes Industriais

MANUAIS

PROJETOS

ARQUITETURA

SANEAMENTO

   Trat. Efluentes

INFORMAÇÕES ÚTEIS

   Esgoto Sanitário

   Município e Meio Ambiente

   Biodigestor Indiano

FORMULÁRIOS-QUESTIONÁRIOS

   Estação Tratamento Esgoto

PRINCIPAIS CLIENTES

INDIQUE

  Este Site

 

Fale Conosco
Entre em contato conosco para informações ou para uma consulta.

 

 

 

ENGENHARIA & PROJETOS

Licenciamento Ambiental - Canalização - Como Requerer (RS)

 

pagina inicial->licenciamento->rio grande do sul->canalização

  • Instruções para Solicitação de Documentos

    DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

    1). Requerimento para solicitação de documentos na FEPAM (clique para ver modelo)
    2. Cópia do cartão ou Carimbo do CNPJ (CGC) ou Cópia do CPF/CIC
    Obs.: se ainda não possuir o referido cartão, encaminhar cópia ou carimbo do CNPJ ou CPF/CIC do empreendedor responsável.
    3.Cópia da última licença ambiental conforme expresso na licença anterior, se houver.
    4.Formulário específico preenchido ou projetos, estudos etc. apresentados de acordo com normas, roteiros, termos de referência ou instruções técnicas, acompanhados da documentação solicitada nos mesmos.
    Obs.: toda a documentação, incluindo formulário específico de licenciamento ambiental, Termo de Referência, Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA , deverá ser anexada ao respectivo processo administrativo do licenciamento. (Formulários - Canalização)
    5.Comprovante original e cópia do comprovante de pagamento referente ao tipo de documento solicitado. Emita o 

 

  • PROCEDIMENTOS:
    1. Obtenção dos modelos de documentação a serem apresentados
    – O requerente poderá obter os modelos, pessoalmente, no 5º ANDAR – GUICHÊ DA SALA 501 B, ou solicitar o envio destes pelo correio, pelo telefone (51) 3225-1588 ramal 254.
    2.Informações sobre o preenchimento dos formulários – Os formulários específicos preenchidos e os projetos, estudos e outras documentações solicitadas, deverão ser apresentados conforme as informações técnicas necessárias e por profissional habilitado da própria empresa, ou por terceiros contratados, no caso da empresa não possuir profissional na área técnica requerida.
    A apresentação desta documentação técnica inicial é obrigatória, mesmo para o caso de empreendimentos sujeitos a EIA/RIMA, ressaltando-se que, neste caso, o mesmo poderá ser acompanhado de proposta de Termo de Referência.
    Quaisquer dúvidas quanto ao preenchimento destes formulários ou à apresentação dos projetos, estudos ou outras documentações solicitadas, podem ser esclarecidas junto aos setores competentes com prévio agendamento, na CENTRAL DE ATENDIMENTO – RECEPÇÃO DO 5º ANDAR, ou pelos seus respectivos ramais, 251 ou 223.
    3. Informações sobre os custos dos documentos solicitados – As informações quanto a estes custos podem ser obtidas na DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO - 5º ANDAR – SALA 514, pelos ramais 247 ou 282 ou ainda pelo fone (0XX 51) 3212-4190. Poderá haver necessidade de complementação do pagamento inicial efetuado, nos seguintes casos:
    · licenciamento onde é necessária a apresentação de Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). os custos de licenciamento serão duplicados.
    ·solicitação de declaração de isenção, considerada improcedente pela avaliação técnica - os custos serão estabelecidos conforme o tipo de licenciamento em que se enquadrar.
    ·solicitação de licenciamento equivocada por parte do requerente: os custos serão estabelecidos conforme o tipo de licenciamento em que se enquadrar.
    Em todos os casos, o documento para complementação do pagamento inicial será enviado posteriormente.
    4. Pagamento dos custos para obtenção dos documentos solicitados – O pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, através de bloqueto bancário,  fornecido diretamente pela DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO ou por solicitação de envio do mesmo pelo correio, através de contato pelos ramais 247 ou 282, ou ainda pelo fone (0XX 51) 3212-4190. No caso de Renovação de Licença, a DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO enviará, antecipadamente, o documento de cobrança eletrônica, emitido pelo BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BANRISUL, ao empreendedor, contendo os dados de identificação do empreendimento.
    Nos locais inacessíveis para a entrega de correspondência, o requerente deverá solicitar à referida DIVISÃO, orientação quanto à forma de obtenção dos documentos de cobrança
    Obs.: não serão aceitos depósitos diretos ou via DOC na conta da Fepam
    5. Encaminhamento da documentação:
    5.1- Para solicitação de primeiro documento, de Autorização ou Declaração
    A documentação necessária devidamente preenchida e na ordem descrita em DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, exceto item nº 3, poderá ser entregue diretamente no 5º ANDAR - GUICHÊ DA SALA 501 B, ou ser encaminhada pelo correio, com destinatário identificado como FEPAM/TRIAGEM. (Rua Carlos Chagas, 55 – Centro)
    A documentação recebida passará por uma triagem, sendo encaminhada para abertura de processo administrativo, quando estiver completa. Caso seja considerada incompleta, será devolvida ao requerente.
    Na devolução, o requerente receberá formulário com indicação dos itens faltantes, acompanhado dos modelos de documentação a serem apresentados ou o bloqueto bancário referente ao tipo de documento solicitado, se for o caso.
    A abertura de processo administrativo, quando a documentação for recebida pelo correio, será realizada no prazo máximo de cinco dias úteis, contados a partir da data de recebimento.
    O cartão de protocolo será entregue em mãos ou quando solicitado, enviado pelo correio.
    5.2- Para renovação ou solicitação subseqüente de documento licenciatório
    a documentação necessária devidamente preenchida e na ordem descrita no item DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA, incluindo a apresentação do item nº 3, acompanhado da documentação exigida no documento licenciatório anterior, poderá ser entregue diretamente no 5º ANDAR - GUICHÊ DA SALA 501 B (Sede da fepam- Rua Carlos Chagas, 55- Centro), ou ser encaminhada pelo correio, com destinatário identificado como FEPAM/TRIAGEM.
    A documentação recebida passará por uma triagem, sendo encaminhada para abertura de processo administrativo, quando estiver completa.
    Caso seja considerada incompleta, será devolvida ao requerente.
    Na devolução, o requerente receberá formulário com indicação dos itens faltantes, acompanhado dos modelos de documentação a serem apresentados ou o bloqueto bancário referente ao tipo de documento solicitado, se for o caso.
    A abertura de processo administrativo, quando a documentação for recebida pelo correio, será realizada no prazo máximo de 5(cinco) dias úteis, contados a partir da data de recebimento.
    O cartão de protocolo será entregue em mãos ou quando solicitado, enviado pelo correio.
    5.3- Para solicitação de documento licenciatório de empreendimentos sujeitos a apresentação de EIA/RIMA – Após a análise da documentação inicial, a FEPAM encaminhará solicitação de apresentação de Termo de Referência para o desenvolvimento dos estudos.
    Quando da aprovação do Termo de Referência será solicitada a apresentação do EIA/RIMA e da cópia do edital publicado na imprensa.
    6. Andamento dos processos
    Após o protocolo da documentação, o andamento do processo poderá ser acompanhado, diretamente no SERVIÇO DE PROTOCOLO – 5º ANDAR – SALA 501 ou pelos seus respectivos ramais, 225 ou 252. Quaisquer esclarecimentos adicionais referentes a consultas técnicas, podem ser obtidos mediante prévio agendamento, a partir de 10 (dez) dias úteis, a contar da data de protocolo, com os setores competentes, na CENTRAL DE ATENDIMENTO, pessoalmente ou pelos seus ramais, 251 ou 223.
    7. Retirada dos documentos solicitados
    Após concluída a tramitação do processo, os documentos solicitados serão enviados pelo correio para o endereço de correspondência determinado pelo empreendedor. Se previamente acertado, poderão ser retirados no 5º ANDAR - GUICHÊ DA SALA 501 B, por representante da empresa, procurador legal, ou pessoa autorizada através de autorização por escrito da empresa, munida de documento de identidade.

 
Fale Conosco
Entre em contato conosco para informações ou para uma consulta.
 

 

Fone: Brasil: (0xx35) 3591-4701
           
Outros Países: +55 (35) 3591-4701

Rua Dr. Pedro Paulino da Costa, n.º 172-A
Monte Santo de Minas - MG
37958-000
BRASIL

 

 

aaa

 

aaa